Busca


Coluna do Blog
Segunda etapa nos santuários


Destaques
Campanha: quem financiará, seu dinheiro ou empresas?
Grilagem de terras: ministro investigado no Governo
Ministro também tem nome envolvido na grilagem de terra
Irmão de ex-ministro deixa a prisão
Um pernambucano faz sucesso na rota dos santuários
Ouça o Frente a Frente desta sexta-feira (28/11)
Vetos voltam a travar votação da manobra fiscal
Farinha ainda reforça renda em Belágua
“Infiéis” começam a receber notificações do PPS
Belágua, a mais dilmista refém do Bolsa-Família


Opinião


Operação Lava Jato, Teoria dos Jogos e Cenários - Adriano Oliveira
























TwitterTwitterRádio do MagnoRSS

25
04/11
Veja fotos do velório de José Mendonça na Alepe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Políticos de diferentes partidos compareceram ao velório nesta manhã no plenário da Casa Joaquim Nabuco. José Mendonça Filho relatou que nos últimos dias o pai foi surpreendido por uma febre que piorou no último sábado. Uma nova cirurgia teria sido a única alternativa encontrada pelos médicos para controlar a infecção. Mas o deputado não resistiu. “Para a família, foram mais de 20 dias de angústia e de muito sofrimento. Um processo doloroso que culminou com a dor maior da morte”, disse Mendonça Filho. Na foto, Mendonça Filho com os deputados Guilherme Uchoa (PDT) e Augusto Coutinho (DEM).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto acima, da esquerda para a direita, deputado João Fernando Coutinho e os secretários Alberto Feitosa, Sileno Guedes e Guilherme Robalinho. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto, os deputados Sílvio Costa Filho, Edson Vieira e Fernando Bezerra Filho.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em destaque na foto acima, Dr. Armando Monteiro, Letícia Cavalcanti e o presidente da Academia Brasileitra de Letras, Marcos Vinícius Vilaça.

  Escrito por Magno Martins, às 11h30
 
Comentários Comentários (3) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Governador vai a velório de José Mendonça

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegou há pouco à Assembleia Legislativa, local onde está sendo velado o corpo do deputado federal José Mendonça Bezerra (DEM), o governador Eduardo Campos, acompanhado pela primeira dama, Renata Campos, e pelo deputado Guilherme Uchoa.

  Escrito por Magno Martins, às 11h00
 
Comentários Comentários (2) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Pedro Serafim: "a política perde um aliado da democracia"

"A política perde um grande aliado da democracia, da verdadeira política e do trabalho em prol àqueles que nele ou não depositaram seu voto. A nação tricolor perde mais um torcedor de raça e de muita vibração. Eu, deputado Pedro Serafim Neto, desejo muito sossego e paz onde ele estiver. E passo à família um conforto no coração ao dizer que Deus apenas o levou para que ele ficasse bem guardado ao Seu lado".

 

Pedro Serafim Neto
Deputado Estadual

  Escrito por Magno Martins, às 10h30
 
Comentários Comentários (1) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Lossio: "Mendonção deixa como legado a sua coerência"

"A morte do deputado José Mendonça entristece a todos nós pernambucanos. Ele nos deixa como legado a sua coerência e coragem no exercício da política. Um grande exemplo de homem público que dignifica Pernambuco e o seu povo".


Julio Lossio

Prefeito de Petrolina.

  Escrito por Magno Martins, às 10h00
 
Comentários Comentários (2) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Wolney: "Zé Mendonça era fiel aos amigos"

"O falecimento do deputado Zé Mendonça me apanhou de surpresa. Eu soubera de sua melhora e e já estava em São Paulo para visitá-lo novamente. Pensava já vê-lo fora de perigo. Somos colegas de Parlamento desde 1995, mas só nos últimos quatro anos nos tornamos amigos. E, ao me aproximar dele, encontrei um homem doce, carinhoso e muito emotivo.

Foram poucos e intensos anos de convívio, que deixarão grande saudade e admiração. Entre as muitas qualidades de Mendonção, destaco a fidelidade aos amigos, a aguçada visão da política e a dedicação que ele devotava à sua família. Essa família e a imensa legião de amigos que ele arrebanhou durante a vida dão o testemunho do vigor de sua existência. Deixará saudade e fará muita falta".

Wolney Queiroz
Deputado Federal

  Escrito por Magno Martins, às 09h30
 
Comentários Comentários (1) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Eça e a dialética entre a ciência e a fé

“Tudo isto é desolador. Tanto mais que o lado deste movimento negativo contra o positivismo – surge e cresce paralelamente um movimento afirmativo de espiritualidade religiosa. Não é já aquela vaga religiosidade que aqui há anos apareceu, sobretudo na literatura, mera forma de diletantismo poético, que achava requintadamente original o dar interpretações modernas à ternura mística de São Francisco de Assis ou ao furor de sacrifício dos mártires do século III.

É uma outra e renovada ansiedade de descobrir neste complicado universo alguma coisa mais do que força e matéria; de dar ao dever uma sanção mais alta do que a que lhe fornece o código civil; de achar um princípio superior que promova e realize no mundo aquela fraternidade de corações e igualdade de bens que nem o jacobinismo nem a economia política podem já realizar; e de achar enfim alguma garantia da prolongação da existência, sob qualquer forma, para além do túmulo.

Esta é realmente a grande ansiedade, porque quanto mais a vida para cá do túmulo se alarga em actividade e se multiplica em força, mais profundamente se infiltra na alma a ânsia do <<não cessar>>... Em suma, esta geração nova sente a necessidade do divino. A íntegra deste artigo, do professor Carlos Alberto Fernandes, que escreve neste blog às segundas-feiras, você confere no menu Opinião. Vale a pena!

  Escrito por Magno Martins, às 09h10
 
Comentários Comentários (3) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Patriota: "Mendonção era um extraordinário companheiro"

'Durante mais de 20 anos, convivi com o deputado Mendonção no Congresso Nacional. Extraordinário companheiro, sempre rindo e tirando suas 'xetinhas' comigo. Estou muito triste por sua precoce partida. Resta-nos fazermos orações para esse grande amigo descansar eternamente. Aos familiares de José Mendonça, os nossos profundos votos de pesar'.

Gonzaga Patriota

Deputado Federal

  Escrito por Magno Martins, às 09h00
 
Comentários Comentários (6) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Lula Cabral: "Mendonção foi um exemplo de coragem"

"O deputado federal José Mendonça sempre foi um exemplo de coragem, lealdade e dedicação. Como parlamentar e como presidente do nosso querido Santa Cruz, ele deixou um legado para todos. Os pernambucanos, em particular a família tricolor da qual faço parte, perdem uma de suas grandes lideranças. Em meu nome e em nome de todos os cabenses, transmito à família Mendonça as nossas condolências".

Lula Cabral 

Prefeito do Cabo de Santo Agostinho

  Escrito por Magno Martins, às 08h30
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Corpo de José Mendonça é velado na Alepe
Acontece hoje, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o vélório do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra (DEM). Ele morreu na tarde de ontem, aos 75 anos. Do Recife, o corpo seguirá à tarde para Belo Jardim, no Agreste, cidade natal do político. Lá, ele será velado na quadra do Colégio Diocesano e sepultado amanhã, no início da tarde, no cemitério São Sebastião, informa o Diario de Pernambuco.
  Escrito por Magno Martins, às 08h15
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
A charge do dia
 
  Escrito por Magno Martins, às 07h01
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Coluna de hoje na Folha

        Um político de lado

Ao saber da morte de Mendonção, ontem, em Palmas, onde passei o feriadão, me veio à lembrança seus imperdíveis almoços que oferecia às quartas-feiras, em Brasília, quando deputado federal. Anfitrião de mão cheia, o ex-deputado era também uma fonte inesgotável para os repórteres que cobriam o Congresso, porque embora não gostasse de estar na mídia, entendia de bastidores como ninguém.

Com jeito e estilo de cacique, o velho tinha também uma memória privilegiada de fatos da cena nacional e, particularmente de Pernambuco, onde ingressou na vida pública pelas mãos do ex-governador Paulo Guerra. Mendonção era um ladrão de afetos, um sedutor, apaixonado pela política.

Em 30 anos de batente, nunca conheci um político tão afirmativo e corajoso, para tomar atitudes e dizer o que vinha à sua cabeça, mesmo que se arrependesse depois. O que mais admirava nele, no entanto, era a sua coerência. Político tem que ter lado, não pode ser uma Diana de pastoril.

Mendonção passou a vida inteira na vida pública em um só lado. Tanto que recusou convite de Miguel Arraes para sair candidato a senador em 86. Não é fácil falar de Mendonção em apenas 15 linhas, mas não poderia encerrar sem fazer referência às duas maiores paixões de sua vida: Belo Jardim e a família.

LIVRO– Num dos últimos almoços das quartas-feiras em Brasília, Mendonção revelou o desejo de escrever as suas memórias e me convidou para ajudá-lo na tarefa. Mas, o tempo passou, ele começou a colocar outros projetos na agenda e nunca mais tratou do assunto. Mesmo assim, indiquei a companheira Leda Rivas para a missão. Ao invés de cuidar do livro, Mendonção pôs na cabeça que queria encerrar a carreira como prefeito de Belo Jardim. E arquivou a ideia.

Calote no sertão - O Exército joga a culpa no Ministério da Integração, que culpa a equipe econômica, mas quem paga o pato são os pobres que moram na zona rural do semi-árido e que dependem do carro-pipa: há dois meses, os pipas não abastecem as comunidades sem água no sertão porque o Governo não paga a fatura dos pipeiros.

Prefeito recua, mas não convence - O prefeito de Vicência, Paulo Tadeu (PSB), culpa a oposição pela divulgação de uma fita em uma entrevista numa emissora de rádio, na qual malha o governador. Em email à coluna, ele nega, diz que é muito bem recebido no Palácio, que existem obras em seu município, como a ordem de serviço para o distrito de Angélicas. A entrevista, no entanto, foi parar no You Tube.

Reflexo do clamor

O prefeito João da Costa (PT) pegou a mania de culpar a oposição por tudo, até pelo desgaste que sofreu com a viagem à Espanha. Com o Recife debaixo de água e o petista se deleitando com as touradas de Madrid, na verdade a oposição refletiu apenas o clamor da sociedade. A consciência pesou e fez João berrar.

Vingança serrista - O ex-governador José Serra atrapalha os planos da reeleição do deputado Sérgio Guerra na presidência do PSDB. Tenta fazer a cabeça do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para concorrer. A eleição será no próximo mês. FHC tem dito que já chegou aos 80 anos e não tem mais tesão para o dia-a-dia do partido.

 

CURTAS –

POSSE– O prefeito de Aliança, Azoka Gouveia, toma posse, amanhã, em Carpina, para mais um mandato de dois anos à frente do Comanas – o Consórcio da Mata Norte e Agreste Setentrional. A solenidade está marcada para 19 horas.

ABANDONO– Os moradores da Vila Popular em Olinda reclamam que o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) nunca fez um investimento na localidade, que vive completamente abandonada. As ruas fedem com a lama e esgoto aberto.

HOMENAGEM– A Assembleia Legislativa fará uma sessão especial para comemorar os cinco anos de fundação do meu blog. Será no dia 26 de maio, por iniciativa do líder da oposição na Casa, Antônio Morais (PSDB), a quem agradeço de antemão.

'Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele'. (Provérbios 26-4)

  Escrito por Magno Martins, às 06h00
 
Comentários Comentários (13) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
PT: licença de Dutra termina. Pode sair e Humberto assumir

 Programado para hoje, o retorno de José Eduardo Dutra à presidência do PT ainda é um mistério, correndo a notícia de que ele está determinado a deixar o cargo por questões de saúde. Amigo de Dutra e líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), manteve o suspense. “Estive viajando, não tive contato com ele nos últimos dias”, despistou. Integrante da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), a mesma de Dutra, Costa é apontado como seu provável sucessor, em caso de renúncia do dirigente ao cargo.

De licença médica desde o dia 22 de março, devido a uma crise hipertensiva associada a um quadro depressivo, o dirigente petista comunicou a amigos e correligionários que reassumiria o cargo logo após o feriado da Semana Santa. Contudo, a direção nacional da legenda não confirma oficialmente a volta do líder partidário. Dutra tem perfil conciliador, ainda mais necessário ao momento atual, em que a legenda se divide em torno do reingresso do ex-tesoureiro e réu do mensalão, Delúbio Soares, ao partido.(Com informações da Agência Estado)

  Escrito por Magno Martins, às 05h51
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Mensaleiros absolvidos. Se fossem julgados hoje
 Caso o processo do mensalão fosse julgado hoje, os réus teriam cinco votos pela absolvição e quatro pela condenação. A conta é de um petista que responde ao processo. Os votos de dois ministros são considerados "incertos": Celso de Mello e Marco Aurélio Mello. Eles seriam hoje os fiéis que poderiam fazer a balança da Justiça pender para um dos lados.

TRAVESSEIRO
O mesmo réu torce para que o julgamento só ocorra em 2013, quando seria maior a chance de absolvição dos investigados. Isso porque dois ministros considerados como votos certos pela condenação vão se aposentar no próximo ano: Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso. Ambos nasceram em 1942 e fazem 70 anos em 2012, quando serão obrigados a vestir o pijama. (Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo)
  Escrito por Magno Martins, às 05h50
 
Comentários Comentários (2) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Clima esquenta no PV do Ceará: aliado de Marina foi expulso

 O clima dentro do Partido Verde (PV) no Ceará esquentou de vez com a exclusão de um integrante da direção do partido. Paulo Sombra, um dos que lideram no Ceará o movimento Transição Democrática – encabeçado nacionalmente pela ex-senadora Marina Silva (PV) – foi excluído das executivas estadual e municipal do PV. O gesto é visto como retaliação ao fato de Sombra aderir ao movimento que luta pela democracia interna no partido. Mas para Marcelo Silva (PV), que é presidente do PV no Ceará há 12 anos, não houve retaliação alguma.

Sombra diz que a exclusão de seu nome dos quadros de direção no PV ocorreu no último dia 18, uma segunda-feira. No sábado anterior, dia 16, Marina Silva esteve em Fortaleza para participar de seminário sobre a democratização interna do PV.(Informações do jornal O Povo)

  Escrito por Magno Martins, às 05h40
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Silêncio ensurdecedor

 Mineiros andam intrigados com o silêncio do governador tucano Antonio Anastasia sobre a incompatibilidade de Aécio Neves (PSDB-MG) com bafômetros.

Não abriu a boca para defender o senador.

Antonio Anastasia caiu nas graças da presidenta Dilma, que tem a melhor impressão de suas qualidades como gestor. Quem conhece os dois identifica semelhanças, exceto pelo estilo “mais polido” do mineiro.(Cláudio Humberto)


  Escrito por Magno Martins, às 03h41
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Nada a declarar!

 Consultar o ex-presidente Lula sobre assuntos relacionados a bebidas alcoólicas parece não ser uma boa ideia,  é o que deve estar pensando agora o senador piauiense Wellington Dias, após tomar a iniciativa e não se dar bem. Quem explica é colega Renata Lo Prete, na sua coluna de hoje na Folha de S.Paulo, que reproduzimos abaixo:

''Relatório final do presidente da subcomissão, Wellington Dias (PT-PI), pedirá o aumento dos impostos e a restrição da publicidade para bebidas alcoólicas. O petista foi ouvir Lula, de quem gostaria de apoio para a iniciativa. 'Sou conservador neste tema, melhor não opinar', respondeu o ex-presidente.''

  Escrito por Magno Martins, às 05h30
 
Comentários Comentários (2) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Volta de Delúbio será decidida pelo PT nesta semana

 Os 84 membros do Diretório Nacional do PT decidirão no próximo sábado a refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares, informa a Folha de S.Paulo de hoje.A decisão será tomada no encontro de dois dias dos dirigentes petistas. Expulso da legenda em meio ao escândalo do mensalão, Delúbio tenta o retorno ao partido pela segunda vez. Em 2009, a volta foi abortada por ordem do Planalto. Ele quer se filiar ao diretório de Goiânia, onde poderá ser candidato a vereador na eleição no ano que vem.

A volta de Delúbio já foi defendida publicamente por diversos líderes petistas, como Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).

  Escrito por Magno Martins, às 05h20
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Copa: Dilma bate o martelo, assume comando e quer país pronto

A presidente Dilma Rousseff vai entrar em campo para tentar agilizar o andamento das obras para a Copa de 2014, que estão atrasadas. Nesta segunda-feira, Dilma reúne-se com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência, Wagner Bittencourt, para tentar fechar o modelo de concessão dos aeroportos. Ela vai cobrar prazos, e para evitar a paralisação de obras, o governo vai propor aos órgãos de fiscalização, como o TCU e a Controladoria Geral da União (CGU), que ampliem a fiscalização preventiva. Ao contrário do ex-presidente Lula, que criticava a fiscalização, Dilma quer trazê-la para perto. Por outro lado, Dilma quer dividir a fatura da Copa com os governadores dos 12 estados com cidades-sede.

Dilma vai reunir os 12 governadores nos próximos dias e mostrar que o governo federal quer atuar como parceiro. O cálculo é político: demonstrar que a Copa pode ser um jogo em que todos ganham caso trabalhem juntos.  No Planalto é lembrado que entre os motivos de a ex-governadora do Pará Ana Júlia Carepa (PT) não ter vencido a reeleição ano passado está o fato de ter perdido para o Amazonas uma das sedes. (Com informações de O Globo)

  Escrito por Magno Martins, às 04h30
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Justiça em Goiás dá exemplo empregando 50 presos

 Um grupo de 50 presos dos regimes aberto e semiaberto de Goiás vai prestar serviços administrativos em 25 comarcas do Estado. Eles receberão um salário mínimo, vale-alimentação e, a cada três dias trabalhados, terão um dia descontado na pena. Convênio assinado nesta terça-feira (19/4) entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP), em Goiânia, tem por objetivo ressocializar os reeducandos pelo trabalho. “O TJ-GO mais uma vez sai na vanguarda. Já há 10 anos contrata reeducandos, e dá a eles oportunidade, dignidade e cidadania”, disse o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Vítor Barboza Lenza.

  Escrito por Magno Martins, às 03h40
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

25
04/11
Convidados, Lula e FHC vão debater na Câmara reforma politica

 Com discursos constantes em defesa de mudanças no sistema eleitoral e partidário, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados a dar contribuições práticas ao debate na Comissão de Reforma Política da Câmara. Emissários dos dois no Congresso afirmaram que eles estão dispostos a participar, em dias distintos, de audiências públicas na comissão.

Parlamentares do PSDB e do PT que integram a comissão garantiram que os dois ex-presidentes aceitarão o convite. Um dos autores do convite, Sandro Alex (PPS-PR), argumentou ser preciso qualificar o debate sobre a reforma política, e lembrou que Fernando Henrique afirmou em 2010 que estaria disposto a trabalhar pela reforma política. No requerimento de convite a Lula, o deputado disse que o petista, na comemoração dos 31 anos do PT, em fevereiro, assegurou estar à disposição para contribuir com esse debate.  (O Globo)



  Escrito por Magno Martins, às 02h00
 
Comentários Comentários (1) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  


Copyright Magno Martins. 2011. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.