Busca


Coluna do Blog
O otimismo de Teixeira


Destaques
Coluna do sabadão
Dilma e Lula sabiam do esquema Petrobras - parte 1
Dilma e Lula sabiam do esquema Petrobras - parte 3
Ouça o Frente a Frente desta sexta-feira (24/10)
Falcão: se reportagem for usada em debate, tem resposta
Aécio acusa PT de tentar censurar a revista Veja
Aécio: Depoimento indica caixa dois na campanha do PT
Prefeitura do Paulista antecipa salário de outubro
Revista Istoé: Uma campanha movida a mentiras
Falcão: Reportagem de "Veja" é caluniosa e difamatória


Opinião


Zeus nos livre das sete pragas dos gafanhotos vermelhos - José Adalberto Ribeiro
























TwitterTwitterRádio do MagnoRSS

06
10/09
Prefeitos falam na Comissão da PEC dos Precatórios
A comissão especial criada para analisar a proposta de emenda à Constituição dos Precatórios (PEC 351/09) realiza hoje, às 14h, audiência pública no Plenário 12. A PEC cria novas formas de pagamento de precatórios (dívidas judiciais) - por leilão e por fila organizada a partir dos menores valores -, que conviverão com o critério cronológico já previsto na Constituição.

Entre os convidados para o debate estão o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente das comissões de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Flávio Brando, o presidente da Associação dos Juizes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando César de Mattos, e o representante da Frente Nacional de Prefeitos, Mário Wilson Pedreira Reali. As informações são da Agência Brasil.

  Escrito por Magno Martins, às 09h30
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Enquete em Abreu e Lima: Gadelha tem 69% de aprovação

Na primeira parcial da enquete deste blog que trata da avaliação do prefeito de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, Flávio Gadelha (PMDB), a maioria aprova sua gestão - 69% na sua totalidade. Destes, 56% avaliam como ótima a sua administração e 13% como boa. Entre os que reprovam - 24% avaliam como péssima e 2% como razoável. Vamos votar, gente! A enquete vale pela semana inteira!

  Escrito por Magno Martins, às 08h02
 
Comentários Comentários (1) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Coluna de hoje na Folha

             PSB também perde

 

É certo que o governador Eduardo Campos administra a sua sucessão em céu de brigadeiro. São tantos políticos aderindo que, em alguns municípios, ele terá que fazer malabarismo para agradar a tantas correntes antagônicas. Mas o PSB, o seu partido, sofreu baixas. A maior delas se concretizou, ontem, com a travessia do ex-prefeito de Vitória, José Aglailson, para o PSDB.

 

Nas eleições passadas, Aglailson deu 10 mil votos para Ana Arraes, eleita deputada federal. É uma perda e tanto! Sem base no PSB, Aglailson fez as contas e concluiu que sua eleição de federal seria mais fácil no PSDB. Vota com Eduardo, mas para senador fica com Sérgio Guerra, com quem tem uma relação antiga.

 

Outra perda do PSB foi a do ex-deputado Carlos Lapa, cuja filha, a deputada Carla Lapa, não tomou a mesma trajetória, porque está encerrando a sua incipiente carreira. Lapa reclama da falta de espaço no Governo, tanto que entregou o comando da Gerência de Educação da Mata Norte, em Carpina, porque a pessoa que indicou virou verdadeiramente uma rainha da Inglaterra.

 

Ali, quem manda e desmanda é o coordenador político do Interior, Aluizio Lessa, candidato a deputado estadual, acusado de invadir as áreas de parlamentares da base, inclusive do próprio Lapa.

 

MOTIVAÇÃO– Outro motivo que influenciou a debandada de Carlos Lapa para o PP, do deputado Eduardo da Fonte, partido que provavelmente fará uma chapinha com o PSDB, foi a chapa governista para o Senado. Lapa diz que não vota em João Paulo nem tampouco num candidato trabalhista. “Meu compromisso inadiável é com a reeleição de Sérgio Guerra”, reforça o ex-deputado. O discurso de Aglailson é muito parecido e pelo menos em João Paulo ele não vota.

 

Criatura contra criador - Ao promover, ontem, uma vassourada fulminando 500 cargos comissionados, o prefeito de Gravatá, Ozano Brito (PSDB), a criatura, conseguiu, finalmente, se livrar da herança maldita do seu criador, o ex-prefeito Joaquim Neto, também tucano e candidato a deputado estadual.

 

 

 

 

Salgadinho faz enxugamento - A crise nos municípios também atingiu o município de Salgadinho, estância térmica. O prefeito Luiz Belo (PR) demitiu, ontem, 150 servidores comissionados. Em Afogados da Ingazeira, o prefeito Totonho Valadares (PSB) reduziu o expediente, não pagou ainda o salário dos que exercem cargos comissionados e teme paralisar obras em andamento por falta de caixa para a contrapartida.

 

Faz-de-conta - Candidato a deputado estadual, o secretário de Articulação Política, Aluízio Lessa, ganhou o apoio de mais um prefeito no Interior: Otacílio Cordeiro, de Catende. Mas, não anda muito entusiasmado, porque, na verdade, o grupo do prefeito está dividido entre as candidaturas de Henrique Queiroz (PP) e João Coutinho (PSB).

 

Alô, São Paulo! - Aos que ainda duvidam de que Jarbas não será candidato a governador: ontem, ele cumpriu importante agenda em São Paulo com a fina flor do PIB nacional e no final da tarde seguiu para Brasília. A agenda do senador mudou muito nos últimos dias. O PMDB está submetendo a ele uma agendão pelo Interior.

 

 

 

Curtas

 

SAI FEDERAL– Para o ex-prefeito de Angelim, Samuel Salgado (PT), o vácuo no Agreste gerado com a ida do ministro José Múcio para o TCU pode levar o presidente da Codeam, Eudson Catão (PSB), a trocar a disputa estadual pela Câmara Federal.

 

AUMENTO– O número de homicídios em Caruaru no mês passado cresceu em relação ao mesmo período do ano passado: 11 homicídios contra sete. A capital do forró foge, assim, a tendência de redução em todo o Estado, segundo pesquisa oficial.

 

DECRETO– Em comemoração ao Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, assina, hoje, decreto que regulamenta tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte do município.

 

'Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz'. (Provérbios 16-20)

  Escrito por Magno Martins, às 06h00
 
Comentários Comentários (10) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
DEM quer de volta mandatos de Ciro e Rufino, que estão no PSB
 A executiva estadual do Democratas decidiu, ontem, por unanimidade, requerer os mandatos dos deputados estadyaus Ciro Coelho e Sebastião Rufino, que ingressaram no PSB, na semana passada. A ação do DEM tomou como base a resolução n° 22.610/ 2007, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou como infiéis os parlamentares que mudaram de partido, tornando os partidos donos dos mandatos. “Não precisamos nos explicar, estamos apenas cumprindo a lei. É o princípio da lógica da fidelidade partidária”, disse o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho.

O democrata ainda reforçou que a decisão não foi tomada de maneira isolada. “Decidimos em conjunto. Foi uma decisão coletiva da executiva, todos concordaram em pedir o mandato dos deputados. Não temos nada contra os deputados, mas esse direito cabe ao DEM. O DEM é uma instituição”, esclareceu. Com a decisão, o Democratas é o primeiro partido em Pernambuco a cumprir a lei da fidelidade, que permite aos partidos buscar o mandato dos parlamentares infiéis.(Da Folha de Pernambuco - Jairo Lima)

  Escrito por Magno Martins, às 05h52
 
Comentários Comentários (5) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Sérgio Guerra: "Missão de Ciro em São Paulo é agredir Serra"

 A missão que Lula deu a Ciro em São Paulo é pura e simplesmente a de agredir Serra. Para isso Ciro não precisa estudar. Já nasceu sabendo.


Do senador SÉRGIO GUERRA (PE), presidente do PSDB, em resposta a Ciro Gomes, que disse precisar de três meses para se inteirar dos assuntos de São Paulo, seu novo domicílio eleitoral.  (Painel - Folha de S.Paulo)


 

  Escrito por Magno Martins, às 05h50
 
Comentários Comentários (3) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Megassalários de Sarney e Temer têm agora aval do TCU

 Uma decisão do Tribunal de Contas da União joga para as alturas o contracheque de personagens ilustres da República. Os ministros do TCU autorizaram os integrantes da Câmara e do Senado a adicionarem ao salário de parlamentar eventuais aposentadorias adquiridas de poderes distintos. Assim, os congressistas podem ter rendimentos que ultrapassam o teto salarial para os servidores, definido em R$ 25,7 mil pelo Supremo Tribunal Federal.

A medida aprovada pelo TCU beneficia Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara e procurador aposentado pelo estado de São Paulo, e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ex-governador e funcionário do Tribunal de Justiça do Maranhão. Na decisão aprovada em plenário, os ministros do TCU diagnosticaram a dificuldade da administração pública em criar mecanismos para aplicar o teto constitucional. Uma das razões é a não regulamentação da Lei nº 10.887/2004. (Correio Braziliense)

  Escrito por Magno Martins, às 05h37
 
Comentários Comentários (1) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

Flagra da CPI da Energia em Pernambuco

 Em 2005, uma decisão do então diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), José Mario Abdo, permitiu à Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) repassar ao consumidor aumento de 32,54% nas contas de luz, com parecer favorável do diretor da autarquia Eduardo Henrique Ellery Filho e do superintendente Cesar Antonio Gonçalves Filho.Hoje o trio é sócio da AEA  Consultoria. Segundo a CPI das Tarifas de Energia, a empresa tem contratos de consultoria com a Neoenergia, dona da Celpe, 'em um claro conflito de interesses', diz o presidente da CPI, Eduardo da Fonte (PP-PE).

FAROL 2
Fonte quer propor quarentena de dez anos para que membros da Aneel fiquem impedidos de trabalhar para empresas privadas em relação às quais deram pareceres quando atuaram na agência. Abdo, Ellerey e Gonçalves Filho serão ouvidos pela CPI e terão pedida a quebra de seu sigilo bancário, fiscal e telefônico. Procurados, eles não responderam à reportagem. A Celpe afirmou que todas as informações requeridas já foram encaminhadas à CPI.

Monica Bergamo - Folha de S.Paulo


06
10/09
Pavimentando o caminho da volta de Collor ao poder em AL

Do site de Chico Bruno

 Durante o fim de semana em Maceió, o assunto nos bares e restaurantes, frequentados pela elite política e econômica de Alagoas, girava em torno de uma reunião de cinco horas no apartamento do deputado federal Augusto Farias (PTB), em Brasília, na qual estavam presentes os seguintes atores: os senadores Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB), o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), o prefeito de Maceió Cícero Almeida (PP), o deputado federal Benedito de Lira (PP) e o ex-deputado João Lyra (PTB).

O encontro começou na noite de quarta-feira (30) e varou a madrugada de quinta-feira (1). O mote para a reunião entre as sete lideranças alagoanas foi a construção de um palanque forte em Alagoas para a pré-candidata a presidente da República Dilma Rousseff (PT).

Na verdade, o tal pacto limpa a área para a candidatura de Collor ao governo do Estado, pois tira do caminho as possíveis candidaturas do  prefeito Cícero Almeida e do ex-governador Ronaldo Lessa, reduzindo a disputa a Collor, apoiado pelas lideranças de Almeida e Ronaldo, contra um isolado Teotônio Vilela, que na campanha de 2006 se elegeu contando no palanque com as presenças de Renan e Lessa. 

  Escrito por Magno Martins, às 05h10
 
Comentários Comentários (10) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Dilma ''vende'' era Lula a evangélicos em igreja de São Paulo

 Em mais uma tentativa de se aproximar do eleitorado evangélico, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participou ontem à noite de um culto em ação de graças na Assembleia de Deus-Ministério do Belém, em São Paulo, e fez propaganda do governo para uma plateia de aproximadamente 2 mil fiéis. Diante de um púlpito dourado, no qual se lia a inscrição "Jesus" em letras pretas, a candidata do PT à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "vendeu" o programa Minha Casa, Minha Vida, carro-chefe de sua campanha, e disse que o governo Lula faz do Brasil um "país vencedor".

Dilma citou a escolha do Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016 como exemplo de sucesso do governo petista. Em tom eleitoral, destacou, ainda, que a gestão Lula defende "a conquista dos valores familiares" e tirou 30 milhões de brasileiros da linha da pobreza.

Vestida com um terno lilás e observada por fiéis como o ex-governador do Rio Anthony Garotinho - pré-candidato do PR ao governo fluminense -, a ministra chamou os evangélicos de "trabalhadores honestos e dedicados". No fim de seu discurso, citou o Evangelho, segundo João. "Cristo disse: "Eu vim para que todos tenham vida em abundância. Este é o momento que nos une a todos."  (Informações de O Estado de S.Paulo)

  Escrito por Magno Martins, às 05h00
 
Comentários Comentários (7) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Candidato vovô e do barulho pelo nacionalismo

 Ele já passou dos 80 e nacionalizou o projeto Jari, do americano Daniel Ludwig. O almirante Roberto Gama e Silva vai criar o PND - Partido Nacionalista Democrático e sair candidato a presidente, ainda que sem esperança de vitória. O lema é “Brasil acima de tudo”, contra a desnacionalização de FHC, expansão dos territórios indígenas etc. Seu partido não aceitará “ficha suja”, nem ONGs estrangeiras na Amazônia.

 

O “vovô” dos candidatos está coletando assinaturas para registrar o PND no Tribunal Superior Eleitoral. Quer um “tsunami verde-amarelo”.(Coluna de Cláudio Humberto)

  Escrito por Magno Martins, às 05h00
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Lula tenta ''seduzir'' Aécio contra Serra

 Além de ter convencido Ciro Gomes (PSB) a mudar seu domicílio eleitoral para São Paulo, facilitando a vida de Dilma Rousseff (PT) e complicando a de José Serra (PSDB), Lula está empenhado em evitar que o tucano Aécio Neves aceite ser vice numa chapa encabeçada pelo correligionário paulista.
O assunto foi discutido na conversa que o presidente e o governador de Minas tiveram há uma semana em Brasília. Atencioso e sedutor, Lula aconselhou Aécio, 49, a não se afobar. Seu tempo chegará, disse. Não vale a pena se acorrentar ao futuro de Serra. Muito melhor a segurança oferecida pela vaga no Senado. O presidente ainda sugeriu que Aécio indique Itamar Franco (PPS) para compor a chapa com Serra.

Paraíso. Hoje, o cenário dos sonhos de Lula inclui, além de Ciro em SP e Aécio fora da chapa de Serra, o neopeemedebista Henrique Meirelles como vice de Dilma Rousseff.

Painel - Folha de S.Paulo

  Escrito por Magno Martins, às 04h50
 
Comentários Comentários (2) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
E o general Raúl?

 Num artigo que publicou na quinta-feira passada, Frei Betto mandou esta pérola:

- A América Latina vive seu melhor momento em décadas: com exceção de Honduras, não há ditaduras militares no continente.

Malandramente, quando fala de ditaduras Betto esquece Cuba, a mais longeva delas todas, hoje governada pelo “general máximo das Forças Armadas Revolucionárias”, Raúl Castro.

(Radar - Veja)

  Escrito por Magno Martins, às 04h40
 
Comentários Comentários (3) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Volta de Zelaya ao poder já é discutida e admitida

 O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, admitiu nesta segunda-feira em entrevista a um canal local de tevê a possibilidade de restituição de Manuel Zelaya para resolver a crise política, até as eleições de 29 de novembro.

“Se as eleições acontecerem no país, transparentes, e nós escolhermos o novo presidente, então poderemos falar de qualquer cenário, de qualquer solução”, disse Micheletti.

"Acreditamos que existe uma razão para sentar e dialogar, que é a pátria primeiro; a restituição é uma aspiração do senhor Zelaya que deve ser baseada em argumentos legais", completou.

Ao tomar conhecimento das declarações, Zelaya divulgou comunicado em que afirma que o governo interino deve assinar o plano do presidente da Costa Rica, Oscar Arias, que estabelece sua restituição.

(Agência France Press)

  Escrito por Magno Martins, às 04h00
 
Comentários Comentários (1) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Partilha do pré-sal será debatida hoje na Câmara

 A Comissão Especial na Câmara dos Deputados analisa nessa terça-feira (9/10) o Projeto de Lei sobre o regime de partilha de produção do petróleo encontrado na camada do pré-sal. Participam do debate o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielle, e o professor de Direito Públido do Petróledo da Uerj Alexandre Santos de Aragão.

No debate marcado para às 13 horas, o professor responderá às questões jurídicas da comissão presidida pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). O novo marco regulatório prevê um sistema de partilha de produção entre a União e as empresas ganhadoras das licitações para as áreas do pré-sal e regiões estratégicas. O sistema de concessão permanecerá para os contratos já firmados. O sistema de partilha prevê que o óleo pertence à União e as empresas que são contratadas para explorar e produzir o petróleo recebem em troca um pagamento que pode ser em dinheiro ou com parte da produção.

  Escrito por Magno Martins, às 02h38
 
Comentários Comentários (3) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

06
10/09
Ainda a farra cívica de Copenhague

JB
Fachada do hotel Skt Petri, na Dinamarca, sede da festa do ministro

Informe JB - Leandro Mazzini

A festa do Rio em Copenhague, depois do anúncio da sede dos Jogos de 2016, espalhou-se pelas ruas, hotéis e restaurantes. No Hotel Skt. Petri, uma comitiva tupiniquim caiu no samba puxado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva. O homônimo do cantor não deixou por menos. Pegou o microfone: “Isso aqui, ôoohh, é um pouquinho do Brasil iáiá..”.

Finda a cantoria, Orlando tomou um tamborim e fez roda de samba que entrou pela madrugada – e nada de hóspede reclamar. Depois, a comitiva saiu em romaria por bares. A festa acabou num deles, às 5h.

Mas houve orações também, de pedido e agradecimento, revelou Sérgio Cabral à coluna: “Quem puxou o Pai Nosso antes da apresentação (do vídeo do Rio) foi a Márcia Peltier”, mulher do Nuzman, presidente do COB.

  Escrito por Magno Martins, às 02h00
 
Comentários Comentários (4) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

05
10/09
Presidente interino suspende estado de sítio em Honduras

 O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, anunciou nesta segunda-feira (5)  o fim do estado de sítio que vigorava no país desde 27 de setembro. O decreto que suprimia liberdades civis deixa de valer imediatamente, disse Micheletti em entrevista.

O decreto seguiu-se a uma série de protestos de rua em apoio ao presidente deposto do país, Manuel Zelaya. Ele havia suspendido liberdades civis e autorizado o governo a fechar empresas de comunicação.

O estado de sítio o permitiu ao governo interino fechar a Rádio Globo e o Canal 36 de TV, que mantinham uma postura crítica ao golpe de Estado de 28 de junho

O país passa por uma grave crise política e diplomática, acirrada desde que Zelaya voltou ao país e se abrigou na Embaixada Brasileira, em Tegucigalpa, que está desde então cercada por tropas fiéis ao governo interino. (Portal G1)

  Escrito por Magno Martins, às 22h11
 
Comentários Comentários (2) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

05
10/09
Sarney afirma que Carta Magna do país é um retrocesso
No dia em que se comemora o 21º aniversário da promulgação da Constituição do Brasil, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou, em nota, que do ponto de vista político e administrativo a Carta Magna do país é um retrocesso. Responsável pela convocação da Assembleia Constituinte, em 1988, Sarney acrescentou que a Constituição seria “híbrida”, transitando entre os regimes parlamentarista e presidencialista.

Ele lembrou que as 58 emendas incluídas no documento são uma prova de que a Constituição possui imperfeições e precisa ser atualizada. “Acredito que temos à frente um encontro marcado para adaptá-la aos tempos modernos e torná-la uma Constituição sem os defeitos da atual”, disse.

O presidente do Senado elogiou os capítulos da Constituição que tratam dos direitos humanos e sociais além das garantias individuais. “As conquistas alcançadas, porém, nos direitos sociais propostos por mim na sua convocação, não deixam de ser um avanço e motivo de comemoração", afirmou em nota divulgada à imprensa.
  Escrito por Magno Martins, às 21h00
 
Comentários Comentários (1) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

05
10/09
Agaciel filia-se ao PTC e será candidato a deputado federal

Apontado como pivô da crise que abalou o Senado neste ano, o ex-diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, filiou-se na sexta-feira passada (2) ao Partido Trabalhista Cristão (PTC) e deve disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados no próximo ano. Segundo o presidente do partido no DF, Divino Omar Nascimento, foi o próprio diretor quem procurou a legenda. Procurado pelo G1 hoje (5), Agaciel não quis comentar seu futuro político.

O presidente do PTC-DF disse não ver problema nos escândalos que cercam Agaciel. Ele destacou que não houve nenhuma condenação contra o ex-diretor-geral do Senado. Entre outros escândalos, Agaciel foi apontado como culpado por uma comissão da Casa pelos atos secretos.

“Ele procurou a gente e disse que tinha vontade de disputar as eleições, apesar de ainda não estar 100% decidido. Por isso, ele se filiou mais para garantir, caso queira realmente disputar. Ele disse que quer ser candidato a deputado federal. Para o partido a filiação é boa para trazer votos e não tem nada de condenação contra ele”, disse Nascimento.

  Escrito por Magno Martins, às 20h30
 
Comentários Comentários (3) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

05
10/09
Senado desiste de propor plano de demissão voluntária

O comando do Senado desistiu de propor a abertura de um plano de demissão voluntária (PDV) para os funcionários de carreira da Casa. A medida era uma da reforma administrativa proposta pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para reduzir gastos com quadro de pessoal - que somam R$ 2,2 bilhões por ano - e com a estrutura da instituição. As informações são da Folha Online.

Um texto aprovado pelo Conselho de Administração do Senado, que é presidido pelo diretor-geral Haroldo Tajra, afirma que o PDV seria inviável porque "incentivar um funcionário efetivo, com estabilidade e aposentadoria integral a pedir demissão representaria custos muito altos para o Senado". A FGV defendia que o PDV fosse aplicado a 20% dos funcionários de carreira, o que envolveria cerca de 600 colaboradores.

A proposta de reforma administrativa ainda precisa ser aprovada pela Mesa Diretora e submetida ao plenário. Ainda não há previsão de quando o texto será discutido. A reforma enfrenta resistência entre os servidores, que temem a redução de salários.

  Escrito por Magno Martins, às 20h00
 
Comentários Comentários (0) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  

05
10/09
Lideranças políticas do litoral norte discutem educação
Os prefeitos do Paulista e Igarassu, Yves Ribeiro (PSB) e Gesimário Baracho (PSB), juntamente com a deputada estadual Ceça Ribeiro (PSB), estiveram reunidos em Brasília. O grupo participou de encontro com os ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende (PSB); Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes (PMDB) e da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin (PT). Em pauta, a implantação da Escola de Alternância no Litoral Norte de Pernambuco, que beneficiará filhos de pescadores, agricultores e recicladores. A metodologia de ensino engloba aulas de segurança e soberania alimentar, reforço escolar, políticas públicas para agricultura familiar, pesca artesanal, ecoturismo, gastronomia, desenvolvimento de empreendimentos populares e sustentáveis, entre outras, onde os tornarão agentes de Desenvolvimento Local.
  Escrito por Magno Martins, às 19h30
 
Comentários Comentários (3) Enviar por E-mail Enviar por e-mail Imprimir Imprimir Topo Facebook Twitter Twitter Topo Topo  


Copyright Magno Martins. 2011. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.